domingo, 25 de novembro de 2012

Tabela - Teóricos


Teóricos
                            
Época de Atuação

Perfil

Contribuições para o Âmbito Educacional
JEAN PIAGET (09/08/1896 À 19/09/1980)
Em 1919 (séc. XX) mudou-se para França foi convidado para trabalhar com famoso Psicólogo Alfred Binet.no ano de 1921 iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e desenvolvimento cognitivos.Tornou se também diretor do instituto Jean Jacques Rosseau.
Passou grande parte de sua vida profissional interagindo com crianças e estudando seus processos de raciocínio. Foi um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética.
A maior de suas contribuições foi o estudo do raciocínio lógico matemático  que é importante na aprendizagem, mas não pode ser ensinado pois depende da estrutura do conhecimento da criança. Seus estudos sobre Pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou varias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem. 

JEROME BRUNER (1915)
Formou-se em psicologia pela universidade de Duke, em 1937 em 1941 em Harvard. Em 1950 trabalhou em Harvard como professor no Departamento de Relações Sociais, onde com outros profissionais formou um grupo de estudo interdisciplinar das ciências sociais.Logo, após criou o centro de estudos cognitivos.

Jerome Bruner Psicólogo e Professor considerado o pai da psicologia cógnita, pois desafiou o paradigma do Behaviorismo.
Desenvolveu a teoria da estrutura cógnita (esquemas e modelos mentais) acredita que o processo de aprendizagem ocorre internamente.
LEV
SEMENOVIC
VIGOTSKY
(1896 À 1934)
Começa a atuar em 1917 lecionando literatura e Psicologia em Gomel. Em 1924 inicia suas pesquisas sobre Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Psicopatologia.
Professor e pesquisador atuaram nas áreas de psicologia, pedagogia, e licenciatura. Formado em Direito, Historia e Filosofia nas Universidades de Moscou.
Vigotsky atuou inteiramente na área da Educação, contribuindo com estudos sobre o aprendizado e o desenvolvimento.
  Paulo freire
(1947)
No ano de 1947 foi contratado para dirigir a parte de educação e cultura do Sesi, onde entrou em contato com a alfabetização de adultos.Em 1958 participou de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro.
Na adolescência começou a desenvolver um interresse pela lingua portuguesa. Aos 22 anos de idade, começou a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife.
Paulo Freire tinha um talento como escritor que ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário