Antropologia |
Axiologia
Epistemologia
ANTROPOLOGIA, EPISTEMOLOGIA E AXIOLOGIA
A Antropologia estuda o homem e a humanidade, e é dividida em Antropologia Cultural e Biológica, que são aspectos genéticos e biológicos do homem. Ela estuda os costumes, as crenças, hábitos e aspectos físicos dos povos, ela também analisa a estrutura física e a evolução da espécie humana.
São utilizados livros, imagens, objetos e depoimentos para as pesquisas.
Podemos dizer que a Antropologia é o conhecimento da Diversidade Cultural, pois o nosso País é muito rico em culturas e com a Antropologia Cultural e Social, podemos conhecer as características de cada povo e também as evoluções de seus costumes, suas crenças, relacionamento familiar, etc. O estudo da Antropologia ajuda e contribui para o trabalho de pessoas que vivenciam a relação entre os povos.
A palavra Epistemologia vem do grego episteme significa “ciência” e logia “estudo” com isso podemos dizer que é o estudo da ciência do conhecimento ou o estudo filosófico, como a natureza e os limites do conhecimento, o desafio desse estudo é responder o que é e como conseguimos alcançar esse conhecimento. Diante destas perguntas surgem as posições de empirista e racionalista.
O empirista é o que diz que o nosso conhecimento deve ser baseado nas nossas experiências e o racionalista é quando as fontes do conhecimento se encontram com a razão e que não tem nada a ver com a experiência.
A teoria do conhecimento é o nosso conhecimento, o resultado é, esse nosso conhecimento com o saber que adquirimos e saber que já temos acumulado.
E a Axiologia é teoria filosófica que investiga os valores, principalmente os morais, a axiologia significa “teoria do valor” onde axios em grego significa “valor, o que vale” e logos significa “estudo”. Ela fala sobre ética, valores estéticos, política, valores econômicos, etc.
A Axiologia também se refere a caráter de um valor, ou seja, os valores predominantes em uma sociedade. Também as pessoas julgam outras pessoas pelos seus valores éticos, morais, estéticos e espirituais. Aquilo que as pessoas valorizam é uma escolha de cada um de acordo com sua cultua, pela qual está inserido. Como diz o filósofo alemão Max Scheler:
“Os valores morais obedecem a uma hierarquia, surgindo em primeiro plano os valores positivos relacionados com o que é bom, depois ao que é nobre, depois ao que é belo, e assim por diante.”
ótimo!
ResponderExcluir