terça-feira, 27 de novembro de 2012

Biografia de Lev Semenovitch Vygotsky

No ano de 1896, nascia na cidade de Orsha situada na Bielo-Rússia, um dos grandes e renomados teóricos de sua geração, Lev Semenovitch Vygotsky.Criado por uma família judaica, bem estruturada e com boas condições econômicas, que permitiu sua formação sólida desde a infância, com aulas particulares.
Vygotsky se entregou as leituras e estudos com o propósito de cursas medicina. Ao se matricular na universidade de Moscovo em Moscou, teve a decisão de mudar seu curso e se formou em direito no ano de 1918, durante seu período acadêmico juntamente, estudou literatura e historia na Universidade de Shanyavskii.Depois de formado, voltou para a cidade de Gomel, na Bielo-Rússia, onde anteriormente em 1917 havia lecionado, literatura e psicologia, com isso propôs a reorganização da Psicologia, antevendo a tendência de unificação das Ciências Humanas no que denominou como psicologia cultural-histórica, também se destacou por suas analises e criticas literárias, aos autores da época.
Em 1924, aos 28 anos de idade, casou-se com Rosa Smekhova, e teve duas filhas em Gomel, no mesmo ano começou a se encantar pela psicologia do Desenvolvimento, Educação e Psicopatologia e também foi onde ministrou um curso de Psicologia no "Instituto de Treinamento de Professores" e com isso implantou um laboratório de Psicologia, seus estudos tiveram um grande impa quito no âmbito escolar ele atuou intensamente na área da educação, contribuindo com os estudos sobre o aprendizado e o desenvolvimento. Um ano depois em 1925, publicou um estudo sobre Hamelt, de William Shakespeare, o qual a origem foi sua tese de mestrado, o nome da obra é A Psicologia da Arte.Vygotsky viveu sua vida inteira na Rússia onde teve uma tuberculose e no auge de sua vida, veio a falecer, aos 37 anos no ano de 1934.





A paixão de Vygotsky.


Vygotsky, é reconhecido por seus grandes estudos e teorias, que mexeram com a população da época em que vivia, ele acredita no processo do desenvolvimento humano sócio-histórico cultural, onde o individuo, (criança), tem sua aprendizagem formada por convivência com os pais, adultos, a sociedade, a cultura e principalmente os docentes, para ele a convivência é um fator muito importante para a formação, é como uma ferramenta de estimulo, pois a todo minuto a criança esta se estimulando em aprender coisas novas, a criança desde o nascimento é estimulada a pensar em como conquistar seu objeto de desejo, como o seio da mãe, a chupeta, o banho e o colo, pois sua mente aprendeu que se ela chorar, atrairá a atenção da mãe e com isso o seu objeto de desejo, o chorar da criança se caracteriza como linguagem pois á linguagem é sua ralação com o pensamento é atravez dela que se que as funções mentais superiores são socialmente formadas, e transmitidas culturalmente portanto, sociedades e  culturas diferentes produzem estruturas diferenciadas. É valido, que o processo de aprendizagem da criança é formado do convívio dela com outras pessoas, essa troca acontece de varias formas, as mais usadas nas escolas, são o lúdico, as brincadeiras, os jogos e tudo o que prenda a atenção, pois cada criança tem a sua forma de aprender, suas dificuldades e o seu tempo, ela não é um adulto em miniatura.
Ao decorrer dos anos as crianças estão ficando cada vez mais estressadas, irritadas e desmotivadas, pois o ambiente social só pensa em jogar conteúdo e informações de qualquer jeito, sem se preocupar em como esta sendo transmitido todo o conteúdo.
 “Para Vygotsky... a aprendizagem é o produto da ação dos adultos que fazem a mediação no processo de aprendizagem das criança”.
Vygotsky, em seus estudos constatou que a criança tem pelo menos dois níveis de desenvolvimento, o real que é a capacidade que a criança tem de desenvolver algo sozinha sem o auxilio de qualquer adulto, e o potencial, que é a capacidade que ela tem de aprender com o outro, que estão ligados a (ZDP) zona de desenvolvimento proximal, onde ocorre a aprendizagem que a criança adquire com a ajuda do adulto e que futuramente vai se desenvolver para mudar de nível. O papel do professor de mediador é interferir no processo de aprendizagem provocando avanços no processo de desenvolvimento proximal, o docente tem que sondar seus alunos intervindo com processos pedagógicos que facilitem a construção do conhecimento e o desenvolvimento potencial da criança tornando real.
Vygotisky e Piaget, ambos atribuem grande importância ao
organismo ativo, mas Vygotsky destaca o papel do contexto histórico e cultural nos
processos de desenvolvimento e aprendizagem, sendo  chamado  de  sociointeracionista, e não apenas de interacionista  como Piaget.Piaget defende leis de caráter universal ( de
origem biológica) do desenvolvimento,já vygotsk, defende a contribuição da cultura e a sociedade como contribuição ao desenvolvimento. Ou seja, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio.


Referencia Web Gráfica.

Consultas realizadas ás 10h00min do dia 10 de novembro de 2012.


                                                            Vygotsky em sua infância


                                                            Vygotsky em sala de aula.
                                                       Vygotsky e sua família.

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