Jerome Bruner, nascido
em 01 de outubro de 1915. Ele é um Americano psicólogo que tem participações
significativas para saúde humana, psicologia cognitiva, e teoria de
aprendizagem em psicologia educacional.
Formou-se em
psicologia pela universidade de Duke, em 1937 e em 1941 em Harvard. Em 1950
trabalhou em Harvard como professor no Departamento de Relações sociais, onde
com outros profissionais formou um grupo de estudo interdisciplinar das
ciências sociais. Logo, após criou um centro de estudo cognitivo.
Bruner
escreveu importantes trabalhos sobre educação, liderou o que veio a ser
conhecido como Revolução Cognitiva, na década de 1960.
Esta
introduz novas perspectivas nos estudos da mente, superando os postulados
colocados ate aquela época pelo Behaviorismo, que focava apenas nos fenômenos
observáveis.
Jerome
Bruner psicólogo e professor considerado o pai da psicologia cognitiva, pois
desafiou o paradigma do behaviorismo. Desenvolveu a teoria da estrutura
cognitiva( esquemas e modelos mentais) acredita que o processo de aprendizagem
ocorre internamente.
Depois de um
tempo, bruner começou a fazer pesquisas sobre outros temas em psicologia, mas
em 1990 ele voltou ao assunto e deu uma serie de palestras. As palestras foram
cumpridas em um livro de atos de significados para estudar a mente, defendendo
uma compreensão mais holística da mente
e suas cognições.
Bruner ainda
postula que: “ qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência, de alguma
forma intelectual honesta, a qualquer criança, em qualquer estagio de
desenvolvimento.”
Bruner é
membro da academia Americana de Artes e Ciências.
Espetacular
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