A
Educação em nosso país ainda precisa ser melhorada, apesar de já podermos notar
algumas mudanças.
Conversando com duas professoras,
uma que está a vinte e oito anos em sala de aula e outra que está há um ano e
meio, podemos notar algumas diferenças.
Quando falamos em objetivos em sala
de aula, a professora fala da alfabetização, de desenvolver autonomia, escrita
e o raciocínio lógico, a avaliação dos alunos é feita através do relacionamento
entre eles, como trabalham em grupo e no desenvolvimento do processo de
aprendizagem, leitura e escrita. Já a professora que tem menos tempo em sala de
aula fala que seus objetivos é manter a interação no processo de
ensino-aprendizagem entre seus alunos. Fazer com que eles se sintam integrados
em sala de aula e participem na realização das atividades, tentando sempre
ajudá-los a encontrar respostas para seus questionamentos e aprendizados. A sua
avaliação é feita diariamente sempre observando a participação, aplica avaliações
para ver se o aluno alcançou os objetivos propostos.
A avaliação é muito importante para
o professor, sendo que ele pode notar as dificuldades de seus alunos e assim
poder ajuda-los, repensando em sua didática e utilizando outros métodos para
que seus alunos possam aprender.
Diz a professora mais experiente que
os procedimentos pedagógicos também ajudam bastante na aprendizagem da criança,
como citou a professora mais experiente, a oficina de aprendizagem, utilizando
jogos, trabalhos com contos de fadas, parlendas, músicas e também jogos de
matemática.
Dá Educação ela esperar alunos que
saibam ler e interpretar, que sejam críticos e com autonomia. Ela trabalha com
a teoria construtivista que atualmente é a mais utilizada na Educação, onde
podemos dizer que é a criança quem constrói seu próprio conhecimento.
A professora com menos tempo em sala
de aula fala dos procedimentos pedagógicos da seguinte forma: Que a medida que
seus alunos são estimados a interagir, eles são instigados a fazer comparações,
a identificar, a classificar, etc, sendo assim promovendo o aprendizado de suas
habilidades cognitivas que são necessárias para a apropriação da língua
escrita, e assim tendo possibilidades de favorecer competências para a leitura
e escrita na alfabetização. E da Educação se espera poder trabalhar com
dignidade, com números de alunos adequados para cada classe, material e apoio
da gestão. Que todos tenham direitos iguais e que a lei de inclusão possa
realmente funcionar e garantir que possam ter um aprendizado de qualidade e
direcionado a suas necessidades. Ela não trabalha visando apenas um teórico,
pois todos têm muito a acrescentar e que cada atividade, classe e determinado
individuo necessita de uma prática pedagógica diferente, para adquirir seus
conhecimentos.
Notamos as diferenças entre cada
uma, o modo de ensino e perceber que cada uma tem algo que podemos aprender e
acrescentar em nossos conhecimentos. Porque é muito importante a cada dia
aprender coisas novas e sempre nos atualizar para que possamos passar para
nossos alunos de modo com que eles possam se interessar mais pela sua
aprendizagem.
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