domingo, 25 de novembro de 2012

Os Procedimentos Pedagógicos em sala de aula



            A Educação em nosso país ainda precisa ser melhorada, apesar de já podermos notar algumas mudanças.
            Conversando com duas professoras, uma que está a vinte e oito anos em sala de aula e outra que está há um ano e meio, podemos notar algumas diferenças.
            Quando falamos em objetivos em sala de aula, a professora fala da alfabetização, de desenvolver autonomia, escrita e o raciocínio lógico, a avaliação dos alunos é feita através do relacionamento entre eles, como trabalham em grupo e no desenvolvimento do processo de aprendizagem, leitura e escrita. Já a professora que tem menos tempo em sala de aula fala que seus objetivos é manter a interação no processo de ensino-aprendizagem entre seus alunos. Fazer com que eles se sintam integrados em sala de aula e participem na realização das atividades, tentando sempre ajudá-los a encontrar respostas para seus questionamentos e aprendizados. A sua avaliação é feita diariamente sempre observando a participação, aplica avaliações para ver se o aluno alcançou os objetivos propostos.
            A avaliação é muito importante para o professor, sendo que ele pode notar as dificuldades de seus alunos e assim poder ajuda-los, repensando em sua didática e utilizando outros métodos para que seus alunos possam aprender.
            Diz a professora mais experiente que os procedimentos pedagógicos também ajudam bastante na aprendizagem da criança, como citou a professora mais experiente, a oficina de aprendizagem, utilizando jogos, trabalhos com contos de fadas, parlendas, músicas e também jogos de matemática.
            Dá Educação ela esperar alunos que saibam ler e interpretar, que sejam críticos e com autonomia. Ela trabalha com a teoria construtivista que atualmente é a mais utilizada na Educação, onde podemos dizer que é a criança quem constrói seu próprio conhecimento.
            A professora com menos tempo em sala de aula fala dos procedimentos pedagógicos da seguinte forma: Que a medida que seus alunos são estimados a interagir, eles são instigados a fazer comparações, a identificar, a classificar, etc, sendo assim promovendo o aprendizado de suas habilidades cognitivas que são necessárias para a apropriação da língua escrita, e assim tendo possibilidades de favorecer competências para a leitura e escrita na alfabetização. E da Educação se espera poder trabalhar com dignidade, com números de alunos adequados para cada classe, material e apoio da gestão. Que todos tenham direitos iguais e que a lei de inclusão possa realmente funcionar e garantir que possam ter um aprendizado de qualidade e direcionado a suas necessidades. Ela não trabalha visando apenas um teórico, pois todos têm muito a acrescentar e que cada atividade, classe e determinado individuo necessita de uma prática pedagógica diferente, para adquirir seus conhecimentos.
            Notamos as diferenças entre cada uma, o modo de ensino e perceber que cada uma tem algo que podemos aprender e acrescentar em nossos conhecimentos. Porque é muito importante a cada dia aprender coisas novas e sempre nos atualizar para que possamos passar para nossos alunos de modo com que eles possam se interessar mais pela sua aprendizagem.

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