Paulo Reglus Neves Freire nasceu em19 de setembro de 1921em Recife, filho de Joaquim Temístocles Freire e de Edeltrudes Neves Freire conhecida com a Dona Tudinha, Paulo teve uma irmã chamada Stela, e dois irmãos, Armando e Temístocles. Seu pai era capitão da policia militar de Pernanbuco.
Sua irmã Stela foi professora primária do Estado seu irmão Armando era funcionário da Prefeitura da Cidade do Recife, abandonou os estudos aos 18 anos e não chegou a concluir o ensino médio,seu outro irmão Temístocles entrou para o Exército. Aos dois, ele agradece pois seus irmãos começaram a trabalhar muito jovens, para ajudar em casa e possibilitar que Paulo continuasse estudando.Na adolescência começou a desenvolver um interresse pela lingua portuguesa. Com 22 anos de idade, começou a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. Enquanto cursava a faculdade de direito, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira com quem teve cinco filhos e começou a lecionar no Colégio Oswaldo Cruz em Recife. Freire viveu de perto a pobreza e a fome na infância durante a depressão de sua mãe, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionário metodo de alfabetização.Por sua dedicação em ensinar os mais pobres, tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Iniciou sua carreira no magistério no Colégio Oswaldo Cruz em 1943, como professor de língua portuguesa, substituindo Moacir Albuquerque, considerado um dos melhores professores da disciplina na época.
O talento como escritor o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda. No ano de 1947 foi contratado para fazer parte da educação e cultura do Sesi, onde entrou em contato com a alfabetização de adultos. Em 1958 participou de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro. Neste congresso, apresentou um trabalho importante sobre educação e princípios de alfabetização. De acordo com suas ideias, a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e política.
No começo de 1964, foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Depois que aconteceu o golpe militar, o método de alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaça à ordem, pelos militares. Sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, foi lançada em 1969. Nela, Paulo Freire detalha seu método de alfabetização de adultos. Retornou ao Brasil no ano de 1979, após a Lei da Anistia.
Durante a prefeitura de Luiza Erundina, em São Paulo, exerceu cargo de secretário municipal da Educação. Depois deste importante cargo, onde pode realizar um bom trabalho, começou a realizar projetos culturais na América Latina e África.Morreu na cidade de São Paulo, de infarto, em 2/5/1997.
Paulo Freire
1947
Colégio Osvaldo Cruz, no Recife, como bolsista.
Durante discurso no Sesi, na década de 50
Nenhum comentário:
Postar um comentário